terça-feira, 19 de abril de 2011

Lições em Lucas 5.1-11

No texto em questão, Lucas fala do milagre de Jesus intitulado “A pesca maravilhosa”. Depois de terem lançado as redes ao mar a noite inteira sem nada apanhar, obedecendo a ordem de Jesus eles enchem dois barcos com peixes. Segue-se o chamado do Senhor para eles se tornarem Pescadores de homens. Existem algumas lições importantes no texto. 
1ª) O grande desejo da multidão em ouvir a Palavra de Deus. O v.1 fala que a multidão apertava Jesus para ouvir e ele precisou entrar no barco e se afastar um pouco para poder falar a ela. A multidão estava ávida pela Palavra. A mesma coisa acontece hoje. Existe uma grande multidão ainda desejosa de ouvir a Palavra do Senhor.  
2ª) A paciência de Jesus para ensinar. O v. 3 diz que ele entrou no barco de Simão e assentou-se para falar. Dali ele pacientemente ensinou as pessoas acerca do reino de Deus. Precisamos seguir o exemplo de Cristo e com paciência ensinar a Palavra de Deus para as pessoas. 
3ª) Obediência e fé na Palavra de Cristo. Nos versos 4 a 7, tendo Jesus terminado sua fala, manda a Pedro que volte a pescar. A ordem era absurda, pois ele e seus companheiros tinham feito aquilo a noite toda sem sucesso. Mas, eles tinham acabado de ouvir o sermão de Jesus e decidiram obedecer. “Sob tua palavra lançarei as redes”, ele disse. E fez bem porque encheu dois barcos com peixes. Obediência e fé na Palavra de Cristo é o que ele espera de nós
4ª) A visão correta de si ante a pessoa de Cristo. No v. 8 Pedro se prostra diante de Jesus e reconhece ser homem pecador. Diante de Cristo e do seu poder ele percebe sua insignificância. Humilha-se aos pés do salvador. Que precioso exemplo.  
) Um importante chamado ao coração rendido a Cristo. No v. 10 Jesus o chama para ser pescador de homens. Pedro deixa tudo para seguir o Senhor. Percebeu a dimensão maior e mais preciosa do reino de Deus e queria ser útil. Quem foi alcançado pelo poder do evangelho de Cristo quer ser participante da missão de Deus neste mundo. Que estas preciosas lições encontrem lugar em nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário